Como é a viagem de Barco na Amazônia
- Bruna Melissa
- 8 de dez. de 2022
- 3 min de leitura
Atualizado: 30 de mar. de 2023
Fala galera! Hoje quero trazer uma matéria super interessante e pouco comentada.
Temos diversos meios de se locomover e na Amazônia não seria diferente! E o passeio de Barco atravessando a Amazônia é quase um patrimônio cultural.

Quando eu estava na Amazônia em Manaus no meio do ano de 2022. Eu tinha decidido que iria pra Belém. Eu estava trabalhando com um Youtuber Indiano, e ele queria que eu continuasse o trabalho com ele em outros países, mas eu sentia que não era meu caminho. Decidi que iria sozinha para Belém. A unica coisa que minha mente dizia era "quero conhecer o carimbó". Fui comprar minha passagem. Fui ao mercadão que fica de frente ao porto, lá é onde vendem as passagens, descobri que seriam 4 noites e 5 dias de viagem de Manaus a Belém, então decidi dar uma paradinha no caminho, iria para Santarém, que seriam 1 noite e dois dias.
Pois bem, passagem comprada ( paguei R$130,00 reais) , descobri que eu precisava de uma rede, para dormir, fui ao centrinho comprei, e me preparei para a viagem. Bom não tanto quanto eu imaginei. Me disseram que dentro do barco eles vendiam comida e água, então para não gerar mais peso, pois eu já estava com dois mochilões, decidi que consumiria tudo dentro do barco. O que não imaginei, foi que, a comida seria pesada, e não tão boa.

Então a primeira dica que dou a vocês. Se preparem para levar água, comida que não perca ( snacks), principalmente se você não está acostumado com as comidas do Pará, e bebidas. Porquê tudo é bem mais caro dentro do barco, e caso você seja alérgico a alguma comida ou tenha restricões alimentares não terá problemas.

A segunda dica: levem roupa confortável! Como é uma viagem longa, o conforto é super nescessário. Aliás.
No barco você tem banheiro e junto a ele uma ducha, ou seja o mesmo local que usará para fazer suas necessidades, será para banho. Então quanto mais fácil a roupa que estiver usando para poder trocar, melhor.
A terceira dica: leve um cobertor! Faz muito frio no barco, e venta bastante então pelo menos para dormir a noite, e melhor que esteja aquecido.
Quarta dica: leve uma sandália havaina !
Quinta dica: leve medicamentos! Caso algo aconteça não há remédios no barco. E mesmo fazendo paradas para deixar cargas em algumas cidades, algumas delas são muito rápidas, e não há uma farmácia perto. Então recomendo que vá preparado.
Sexta dica: Não faça como eu, e compre uma rede pela utilidade não pela aparência. Minha rede é toda cheia de furinhos e super colorida, o que me fez sofrer muito a noite, pois com o vento e a falta de cobertor, os furinhos permitiam que o vento entrasse muito mais, então passei muito frio a noite. ( A toalha que eu tinha foi usada como cobertor, mas não ajudou muito)
Decima dicaLeve uma câmera! As paisagens que você vai encontrar no caminho são de tirar o fôlego. Locais pouco conhecidos, com quase ou nenhuma internet, totalmente afastados da civilização. Locais que passará horas vendo apenas rios e matas, e diversos animais, e algumas vezes, encontrará uma casinha no meio do nada, onde alguns ribeirinhos habitam.
AH, e se prepare para o céu da Amazônia a noite, é uma das preciosidades do passeio, tanto a noite como o nascer do sol, então caso aprecie , leve um vinhozinho ou uma cervejinha, e a noite suba o deck do barco para apreciar a calma e a exuberante beleza Amazônica.

Logo logo irei postar vídeos no youtube mostrando um poquinho mais da minha experiência na Amazônia, então me acompanhem lá também!!
Comments